Sara Fernandes é candidata a Miss Porto 2019

Sara Fernandes é candidata a Miss Porto 2019

1-    NOME: Sara Cristina Zeferino Fernandes

2-    IDADE: 25 anos

3-    ONDE VIVES? Amorim, Póvoa de Varzim

4-    OCUPAÇÃO? ESTUDAS? TRABALHAS? TENS ALGUM HOBBY? Trabalho num alojamento local no Porto e estou a fazer o Mestrado em Tecnologia e Ciência Alimentar na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Os meus hobbys preferidos são estudar astrologia e ler livros de psicologia (principalmente do autor Augusto Cury).

5-    LUGAR PREFERIDO? Jardim do Morro em Gaia.

6-    NÃO PODES VIVER SEM? Música, amigos e família. 

7-    MÚSICA PREFERIDA? Mumford & Sons, Baaba Maal – There Will Be Time

8-    QUAL É O TEU MAIOR SONHO? Ter a bênção de estar rodeada pelos meus amigos e família e ainda, ter a possibilidade de ajudar os que mais precisam.

9-    CONSIDERAS QUE O TEU MELHOR ATRIBUTO É ALGO FÍSICO OU SOBRE A TUA PERSONALIDADE? A minha personalidade persistente e que vai em busca daquilo que quer. Sou uma otimista nata.

10-QUAL É O TEU LUGAR FAVORITO PARA FUGIR DO MUNDO? Praia.

11-O QUE ACHAS QUE FALTA NA TUA VIDA? Viajar. É algo que adoro fazer mas que até aqui nem sempre me foi possível.

12-O QUE GOSTARIAS DE APRENDER COM O MISS QUEEN PORTUGAL? Quero muito aprender a usar a minha voz para transmitir aos outros aquilo em que acredito e ajudar a tornar o mundo num sítio melhor. 

13- A MISS QUEEN PORTUGAL 2019, DEVERÁ SER UMA MULHER ATIVA, QUE USA A SUA VOZ A FAVOR DO BEM E QUE ESTIMULA A SOCIEDADE NA DEFESA DA MÃE TERRA. CONSIDERAS QUE ÉS CAPAZ DE ASSUMIR ESSA RESPONSABILIDADE? O QUE FAZES NO TEU DIA A DIA, QUE CONTRIBUI PARA UM PLANETA MELHOR? Sim, sem dúvida. Sou vegetariana não só pela questão ética e do bem-estar dos animais mas também pela sustentabilidade do planeta. O sector agropecuário é o mais poluente a nível global – polui mais do que todos os transportes do mundo juntos – além de esgotar muitos recursos não renováveis na sua produção. Tento transmitir este ponto de vista aos meus amigos, familiares e conhecidos para serem mais conscientes nas suas escolhas alimentares diárias. Sempre tive uma relação muito próxima com a natureza e animais, que me acompanharam ao longo da minha vida. A minha formação académica também vai muito de encontro à preservação do planeta. Para além disto faço coisas como reciclar, evitar a compra de produtos com embalagens de plástico de utilização única, sempre que possível usar produtos de beleza caseiros e amigos do ambiente, entre muitas outras.

14-QUAL A RELEVÂNCIA DE UM CONCURSO DE BELEZA PARA A SOCIEDADE? Os concursos de beleza permitem eleger uma mulher que para além de bonita seja também capaz de dar voz a questões emergentes dando um importante contributo para melhorar a nossa sociedade.

15-O MISS QUEEN PORTUGAL TEM VINDO A DESENVOLVER UM LEGADO DE “BELEZA PELO BEM”, PROMOVENDO AÇÕES DE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL, INCLUSÃO SOCIAL E PRÁTICA DE EXERCÍCIO FÍSICO. IMAGINA QUE TERIAS A OPORTUNIDADE DE DESENVOLVER UMA CAMPANHA OU PROJETO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL, AMBIENTAL OU DA SAÚDE, QUAL SERIA? E QUE SLOGAN IRIAS PROMOVER? O vegetarianismo envolve muitas vertentes além daquilo que usualmente se pensa. Há vários estudos que mostram que o consumo de carne está diretamente relacionado com o aumento da incidência de cancro e problemas cardiovasculares, pelo que o consumo de carne degrada a nossa saúde. A produção de carne envolve muitos recursos como água e alimentos para os animais destinados ao consumo humano – as pessoas falam em reduzir o tempo que demoram no banho, entre outras coisas, mas a quantidade de água necessária para se produzir um bife equivale à quantidade de água gasta para tomar banho durante 6 meses. Pelo que ao escolherem não comer um bife estão a poupar mais água do que alguma vez pouparão ao diminuírem o tempo que passam no banho – sendo que a água potável é um bem escasso e não se consegue renovar na mesma medida em que está a ser usada atualmente. A igualdade social também está muito relacionada com este tema, porque os grandes incêndios que estão a devastar a Amazônia tem o intuito principal de usar essas áreas queimadas para a produção de gado para o consumo humano. Para além de toda a biodiversidade de espécies que estão a ser afetadas, os próprios povos indígenas estão a perder a sua “casa” e serem afetados diretamente por tudo isto.  Daí o slogan que iria promover ser:

“Troca a carne pelos vegetais. Pela tua saúde. Pelo planeta. Pela igualdade social”

16- QUAL É O REAL SENTIDO DA BELEZA E O QUE É SER BELO? O real sentido da beleza consiste em ser feliz com a pessoa que somos, com as pessoas com quem convivemos e no local onde vivemos. Assim ser belo vai muito além da beleza física e consiste no equilíbrio entre mente, corpo e natureza.

17- O QUE TE MOTIVA A QUERER GANHAR O CONCURSO MISS DA TUA LOCALIDADE E O MISS QUEEN PORTUGAL? A minha maior motivação é a possibilidade de ter uma voz ativa na sociedade principalmente em questões tão importantes como a preservação ambiental e a violência doméstica. Infelizmente há muitas mulheres (e também homens) que acabam por se submeterem a relações tóxicas e violentas – física e psicologicamente. É importante promover desde tenra idade as relações interpessoais saudáveis e a acima de tudo o amor próprio. Se as pessoas aprenderem a amar-se primeiro não vão permitir abusos por parte de outros, pelo que este tema deve ser largamente e explorado seja em casa, nas escolas e centros educativos. 

18- AGRADECIMENTOS Quero agradecer à minha mãe por me ter incentivado a participar, aos meus amigos e familiares por todo apoio prestado na minha candidatura.

Add Your Comment:

ten + eleven =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.