Bárbara Graça é candidata a Miss Leiria 2019

Bárbara Graça é candidata a Miss Leiria 2019

  1. NOME: Bárbara Marto da Graça

2- IDADE: 19 anos

3- ONDE VIVES? Vivo perto de Fátima na freguesia da Atouguia, concelho de Ourém.

4-OCUPAÇÃO? ESTUDAS? TRABALHAS? TENS ALGUM HOBBY? Neste momento estou a estudar na Universidade da Beira Interior (UBI), na Covilhã, no 1º ano do curso de Ciências da Comunicação. Gosto de investir o meu tempo livre na prática de exercício (alternando entre ginásio e atividades exteriores) podendo considerar isso um hobbie uma vez que para mim é uma atividade imprescindível e não me imagino a passar mais do que um dia sem a fazer. Uma outra atividade a que me dedico e me permite ter um rendimento extra é desenvolver a atividade da Herbalife em part-time. Sou membro independente da marca e o meu objetivo é ajudar as pessoas a fazerem melhores escolhas alimentares e alertá-las para o facto de que a saúde e o bem estar físico dão influenciados por  hábitos alimentares adequados e nutricionalmente corretos.. No entanto, como o faço apenas por querer partilhar a experiência maravilhosa que eu tive com esta nutrição e o desejo de que sintam tantas melhorias como eu senti a nível de saúde, é estranho considerar um trabalho. Não por ser uma coisa que adoro fazer (pois um trabalho tem que ter esse mesmo fundamento) mas por o realizar de uma forma tão inconsciente e prazerosa que o lucro surge apenas na ultima instancia.

5- LUGAR PREFERIDO? O meu local preferido é a Praia. O barulho das ondas do mar e a “música” ambiente que se cria neste espaço entre gargalhadas, barulho de raquetes, cantigas dos vendedores (…) fazem-me associar a praia a estados de espírito positivos, a felicidade e a descontração! Quando sinto a necessidade de espairecer, de me sentir bem, a praia é um dos meus locais de eleição, esteja o tempo favorável ou não. O simples cheiro característico deste local, a pureza que o envolve e a brisa da maresia do mar transmitem-me serenidade, sossego. Sinto que ali, consigo encontrar o meu ponto de equilíbrio.

6- NÃO PODES VIVER SEM? Há três fatores fundamentais que têm que estar presentes na minha vida e sem os quais penso que não conseguiria viver: -Ter um propósito. Ao longo destes anos da minha vida apercebi-me de que, quando não tenho um objetivo muito claro e o caminho que preciso de percorrer para o conseguir bem delineado, a ansiedade e o sentimento de estar perdida se apoderam de mim. -Sendo eu uma pessoa muito ligada a relações interpessoais, posso afirmar com toda a certeza, que estar rodeada de pessoas e perto de quem mais amo é um dos três pontos cruciais para me sentir viva. -O ultimo fator, mas não menos importante, baseia-se na minha necessidade de cuidar de mim. Para estar bem é essencial manter-me ativa, ir ao ginásio, praticar exercício físico e fazer uma alimentação equilibrada! Quando isto, por alguma razão, começa a ser menos regrado, a minha disposição e aquilo que sinto em relação a mim mesma muda por completo, portanto, não me imagino de todo, a viver sem estes hábitos.

7- MÚSICA PREFERIDA? A música é um fator fundamental na minha vida e está presente todos os dias, desde o momento em que acordo. Como aquilo que ouço varia consoante o meu estado de espírito, tenho músicas preferidas em todos os tipos de estilos musicais, no entanto, posso mencionar a ”That Power” ,do Will.i.am ft Justin Bieber, nesta esta pergunta. Esta escolha assenta no facto de frequentemente, ser uma das músicas de que ouço logo de manhã, enquanto me arranjo, porque tanto o ritmo como a mensagem que transmite me fazem sentir positiva e com uma vontade imensa de sair à rua e tornar aquele dia, um dia único!

8- QUAL É O TEU MAIOR SONHO? O meu maior sonho é ser mãe de três filhos, sendo que um deles será adotado em África, local para o qual tenciono ir fazer voluntariado. Associado a este sonho está, primeiramente, o objetivo de alcançar estabilidade profissional e financeira a partir de algo que goste realmente de fazer e que me permita ter liberdade suficiente para estar presente sempre que for necessário ( quando a família o exigir por exemplo), para deste modo, conseguir dar o melhor de mim a quem precisar.

9-  CONSIDERAS QUE O TEU MELHOR ATRIBUTO É ALGO FÍSICO OU SOBRE A TUA PERSONALIDADE? Na minha opinião, o meu melhor atributo está relacionado com a minha personalidade. Considero ser uma pessoa generosa, que se preocupa bastante com os outros e que só se sente feliz quando vê o próximo bem. Este é um traço tão forte na minha personalidade que, apesar de todo o sofrimento pelo qual esta característica já me fez passar, continuo a colocar o outro em primeiro lugar, seja qual for a situação. A minha necessidade de prestar auxílio e correr em busca da felicidade do outro, seja ele conhecido ou desconhecido, é inexplicável.

10-QUAL É O TEU LUGAR FAVORITO PARA FUGIR DO MUNDO? O meu lugar preferido para fugir do mundo é numa quinta, mais especificamente, num picadeiro. Praticar hipismo e estar em contacto com a natureza é uma das minhas maiores paixões. É indiscritível a felicidade e tranquilidade que sinto quando cavalgo na direção contrária ao vento enquanto aprecio toda a beleza que nos rodeia mas que com o stress diário acaba por passar despercebida

11-O QUE ACHAS QUE FALTA NA TUA VIDA? Neste momento, afirmo que não me falta nada. Com as experiências que tenho vivido, especialmente nestes últimos três anos, aprendi a valorizar e a ser grata por tudo aquilo que tenho e que me basta para me considerar uma pessoa com muita sorte. Aliás, na realidade há algo que me falta. Conhecimento. É impossível saber-se tudo sobre todas as coisas tendo em conta que diariamente são feitas milhões de descobertas (e a maior parte mantêm-se secretas), mas tenho consciência de que isso é algo que nunca conseguirei atingir apesar de me esforçar para que, ao final de cada dia, haja uma nova aprendizagem/lição a retirar dos momentos vividos.

12-O QUE GOSTARIAS DE APRENDER COM O MISS QUEEN PORTUGAL? Com o Miss Queen Portugal espero não só conseguir aproximar-me e aprender mais sobre o mundo da comunicação (área que estou a estudar neste momento e me fascina) mas também, sendo um concurso que abraça causas tão importantes como a defesa ambiental ou a promoção da saúde, aprofundar conhecimentos relativos a essas áreas. Considero também que o contacto com as pessoas e meios diferentes daqueles a que estou habituada, me podem vir a “obrigar” a sair da minha zona de conforto, proporcionando-me uma série de novas aprendizagens que contribuirão para o meu crescimento e desenvolvimento pessoal. Assim, acho que retirarei deste concurso um vasto leque tanto de novas experiências como de novas noções, o que me empolga e motiva bastante.

13- A MISS QUEEN PORTUGAL 2019, DEVERÁ SER UMA MULHER ATIVA, QUE USA A SUA VOZ A FAVOR DO BEM E QUE ESTIMULA A SOCIEDADE NA DEFESA DA MÃE TERRA. CONSIDERAS QUE ÉS CAPAZ DE ASSUMIR ESSA RESPONSABILIDADE? O QUE FAZES NO TEU DIA A DIA, QUE CONTRIBUI PARA UM PLANETA MELHOR? É do conhecimento geral que o consumo excessivo de carne tem afetado diretamente a mãe terra e contribuído para a desflorestação, como foi possível observar com a situação da Amazónia. Neste momento, as minhas atitudes mais frequentes que visam preservar a mãe natureza baseiam-se neste tópico: sei que reduzi e contribui para que a minha família reduzisse também o consumo de carne. Depois de o ter conseguido fazer, partilhei este novo estilo de vida nas minhas redes sociais para conseguir alertar um maior número de pessoas e mostrar que é tudo uma questão de hábito. Outras duas atitudes que adotei e que visam a proteção do meio ambiente foram: a realização da compostagem de produtos orgânicos e a preferência pela deslocação a pé ao invés de utilizar transportes (apesar de, este ultimo tópico já fazer parte da minha rotina, decidi torná-lo mais frequente).

14-QUAL A RELEVÂNCIA DE UM CONCURSO DE BELEZA PARA A SOCIEDADE? Na sociedade atual, o aspeto físico, ocupa um lugar de destaque e há uma imagética de “corpo ideal” que a muitos tentam atingir, por vezes até colocando a saúde em risco. No meu ponto de vista, um concurso de beleza tem uma relevância crucial na medida em que pode contribuir para acabar com estes estigmas e promover o que realmente importa: a forma de pensar, a atitude, a personalidade! Ao nível de imagem exterior estes concursos têm um papel fundamental, uma vez que promovem a ideia de estilo de vida saudável e alertam para problemas da sociedade ou para uma mudança de hábitos e simultaneamente, apresentam concorrentes com diferentes nacionalidades, culturas e diversos tipos de corpos promovendo um conceito de beleza diversificado.

15-O MISS QUEEN PORTUGAL TEM VINDO A DESENVOLVER UM LEGADO DE “BELEZA PELO BEM”, PROMOVENDO AÇÕES DE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL, INCLUSÃO SOCIAL E PRÁTICA DE EXERCÍCIO FÍSICO. IMAGINA QUE TERIAS A OPORTUNIDADE DE DESENVOLVER UMA CAMPANHA OU PROJETO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL, AMBIENTAL OU DA SAÚDE, QUAL SERIA? E QUE SLOGAN IRIAS PROMOVER? Sendo uma pessoa que adora exercício físico e promove bastante um estilo de vida saudável eu abraçaria uma campanha que envolvesse a temática da saúde e simultaneamente a temática ambiental. Na minha opinião são assuntos que estão diretamente relacionados pois, se o mundo em que vivermos continuar a caminhar para a degradação, nós como habitantes vamos sofrer as consequências. Partindo deste pressuposto, o projeto teria como objetivo demonstrar que é tudo uma questão de equilíbrio, se por exemplo evitarmos os transportes, seremos “obrigados” a andar a pé ou de bicicleta, o que significa que os níveis de poluição não seriam tão elevados e os níveis de atividade física diária aumentariam. Também a promoção de uma alimentação equilibrada, rica em alimentos biológicos e escassa em produtos industrializados por exemplo, pode ajudar a mãe terra e o ser humano ao mesmo tempo na medida em que este faz uma alimentação rica em nutrientes e promove a plantação em simultâneo.

16- QUAL É O REAL SENTIDO DA BELEZA E O QUE É SER BELO? A beleza parte de dentro para fora. A personalidade, a bondade, a sinceridade, a capacidade de nos reconhecermos enquanto seres determinantes para que haja serenidade, tanto no sentido do equilíbrio na natureza como no sentido mais comum, referente a relações entre a sociedade, isto é o que na minha opinião, muito sucintamente, significa ser belo. Relaciono muito a beleza com a naturalidade. Quando algo/alguém é demasiado superficial e artificial, as outras características que o poderiam tornar único acabam por ficar submersas. Considero também, o positivismo um ponto-chave para que a beleza transpareça. Alguém que saiba valorizar as pequenas coisas, que saiba encarar os desafios da vida como mais um obstáculo que vai ser ultrapassado e a partir do qual vai surgir uma nova aprendizagem e que seja grato por aquilo que tem, vai transmitir sempre uma boa energia e fazer com que as pessoas à sua volta se sintam bem na sua companhia.

17- O QUE TE MOTIVA A QUERER GANHAR O CONCURSO MISS DA TUA LOCALIDADE E O MISS QUEEN PORTUGAL? O que me motiva a querer ganhar o Miss Queen Portugal e da minha localidade é, para além da nobreza das causas a que este concurso está associado, a crença de que, caso isso aconteça, isso signifique a possibilidade de poder integrar com maior frequência e com toda a dedicação, projetos que promovam essas causas e  ter a oportunidade de transmitir às pessoas (especialmente da minha faixa etária, que sinto estarem pouco sensibilizadas para estas problemáticas) que um pequeno gesto distribuído por todos pode salvar realmente o mundo, que  nós somos essenciais na decisão daquilo que ele será!, Mantenho também a expectativa de, através deste título, demonstrar que não é preciso ter um metro e noventa, 10% de massa gorda e uma série de outros requisitos e estereótipos a que a beleza infelizmente está associada, para se ser eleito em concursos deste género e assim motivar muitos outros jovens a participarem.

18- AGRADECIMENTOS Gostava de agradecer a todas as pessoas que têm acompanhado a minha participação (tanto através das redes sociais como de uma maneira mais pessoal) , a quem tem contribuído para a minha classificação no concurso através dos votos e a quem teve uma palavra amiga a dizer e dicas construtivas a dar enquanto eu realizava os desafios.

Deixo também um especial agradecimento a quem me ajudou a tornar isto possível: À minha família, mais especificamente mãe e irmão, que me ouviram, apoiaram e contribuíram para a concretização das atividades propostas e obviamente, aos empresários que me patrocinaram e fizeram com que esta fosse uma realidade, sendo eles: A loja de São José, A Beauty & Nails Studio by Liliana Canelas e o Atelier de Costura Filipe Santos.

Add Your Comment:

13 + 20 =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.