Apelo da Miss Earth Portugal à Hora da Terra

A Hora da Terra é já este Sábado 30 de Março de 2019 e a atual Miss Earth Portugal – Bruna Silva, faz um apelo a todos os Portugueses, para participarem no maior evento em defesa do planeta. “É muito simples: basta que este sábado, dia 30, se junte ao maior apagão global desligando as luzes às 20h30.”

earth hour

Precisamente porque não há Planeta B, como gritaram na rua os estudantes ainda recentemente, são necessários os esforços concertados de todos para ajudar a salvar a Terra de tantas ameaças. A Hora da Terra é uma grande iniciativa à escala global e um grito de alerta para consciencializar mentes e espíritos a mudarem de hábitos durante os restantes 364 dias do ano.

Conhecida globalmente como EARTH HOUR, é uma iniciativa global da rede WWF a favor da adoção de novos hábitos e maneiras de se relacionar com o meio ambiente.

Trata-se de um evento histórico, organizado pela WWF e que começou em Sidney, Austrália, em 2007, com 2,2 milhões de pessoas a apagarem simbolicamente as luzes durante uma hora. Hoje o gesto une mais de 3.5 mil milhões de pessoas por todo o mundo, recolhe o apoio de 188 países e incontáveis organizações, empresas ou cidades, que desligam a iluminação nos seus marcos históricos por 60 minutos. Em Nova Iorque o Empire State Building fica às escuras, e em Las Vegas os principais hotéis juntam-se à iniciativa e apagam uma das mais famosas vistas noturnas. Em Paris será obviamente a Torre Eiffel, em Londres o Big Ben e assim por diante, entre muitos outros exemplos no mundo e dentro das mesmas cidades. Em Portugal por exemplo, só em Lisboa vamos desligar o Castelo de São Jorge, a Torre de Belém, o Mosteiro dos Jerónimos, e a Ponte 25 de Abril. A iniciativa já contou com o apoio de 120 municípios, números que a organização acredita poder vir a superar este ano, embora até ao momento faltem ainda declarar o seu apoio e participação alguns municípios importantes como é o caso do Porto.

O evento oficial da Hora do Planeta 2019, em Portugal, decorre em Lisboa, a partir das 17h30, e vai consistir numa caminhada e numa pedalada pelo planeta, com partida em Belém e chegada ao Terreiro do Paço, onde decorrerá o afamado apagão.  Quem não quiser entrar, não precisa. Só tem mesmo é de jantar à luz de velas este sábado para fazer parte da solução.

Add Your Comment:

one × 1 =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.